Acessório VAcessório Voyce mantém registro de atividades do cão para que donos possam ter melhor visão sobre seu bem-estar. Aparelho chega no 2° trimestre por US$300.
Finalmente: a tecnologia vestível agora está disponível para o melhor amigo do homem. Sim, você sabia que isso ia acontecer. O movimento agora está atrás dos cachorros.
Anunciada nesta semana durante a CES 2014, a Voyce é um dispositivo rastreador de atividades, saúde e bem-estar que é colocado em volta do pescoço do cão como uma coleira comum. Ele vem com um acelerômetro de três eixos para reunir os dados dos passos do seu cachorro e seus cochilos, mas a tecnologia mais legal disso tudo é baseada em um sensor que utiliza frequências de rádio para medir os níveis de respiração e batimento cardíaco do animal.
Todos esses dados são reunidos numa tabela de um aplicativo móvel, fornecendo aos donos dos cães alguns insights interessantes sobre o que está realmente acontecendo com os seus bichinhos de estimação.
Segundo o presidente da empresa por trás do Voyce, Jeff Noce, a coleira tecnológica replica a utilidade de um aparelho chamado “health vest”, que é usado por veterinários para coletar informações sobre batimentos cardíacos e respiração dos cães. Mas o problema com essa vestimenta, afirma, é que ela é aplicada quando o cachorro está mais ansioso: durante uma ida ao veterinário. Já o Voyce, por outro lado, coleta dados o tempo todo, podendo armazenar cerca de duas semanas de informações. Isso dá aos donos uma visualização completamente diferente e mais extensa sobre os sinais vitais dos seus cachorros.
A nova coleira foi desenvolvida em parceria com veterinários da universidade de Cornell, engenheiros biomédicos e outros especialistas no comportamento canino.
Combinado com um aplicativo móvel específico, o Voyce tem a intenção de ser uma plataforma completa de bem-estar. Após você dar entrada nas informações sobre a raça, idade e situação médica do seu cão, o Voyce vai combinar esses dados com as estatísticas do sensor, e te informar alguns insights para que você seja um dono mais bem-informado. A plataforma também te dá ferramenta para manter registros dos remédios e vacinas do cachorro, e você também compartilhar tudo isso com o veterinário.
A bateria de lítio da coleira dura cerca de uma semana e os dados são transmitidos via wireless com a nuvem para se conectar com aparelhos móveis e uma tabela no desktop.
Com preço sugerido de 300 dólares, mais uma assinatura mensal para insights completos da plataforma, o produto deve ser lançado no segundo trimestre de 2014 nos EUA.
Vale notar que por inicialmente o Voyce estará disponível para quase todas as raças, com exceção das menores, chamadas de toy, que terão de esperar por uma versão menor da coleira tecnológica.
Fonte: CES2014
.